quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Blecaute Eternamente!

COLETÂNEA ESTAÇÃO SAUDADE - REPOSTAGEM

Seu nome era Otávio Henrique de Oliveira. O apelido de "Black-out", depois simplesmente Blecaute, lhe foi dado pelo Capitão Furtado, em São Paulo, quando começou a cantar nas rádios paulistanas. Nascido em Pinhal, interior paulista, em 19 de novembro de 1919 e registrado em 5 de dezembro do mesmo ano (daí as confusões quanto à data de seu nascimento), veio para a Capital ainda menino, quando ficou órfão de pai e mãe. Depois de trabalhar alguns anos como engraxate e entregador de jornais, tentou um programa de calouros na rádio Tupi e iniciou carreira de cantor.
Mudou-se para o Rio em 1942, trabalhando em várias rádios. Dois anos depois, gravou seu primeiro disco, com "Eu Agora Sou Casado", de Cristovão de Alencar - Alcibíades Nogueira, na Continental. Mas o sucesso só aconteceu em 1949, com "Pedreiro Valdemar" (Wilson Batista e Roberto Martins), falando do drama do homem "que constrói o dia inteiro e não tem casa para morar", e "General da Banda". O encontro com a dupla de compositores Armando Cavalcanti e Clécios Caldas foi promissor: são deles os sucessos carnavalescos que Blecaute gravou a seguir, como "Papai Adão" (1951), "Maria Candelária" (1952), "Piada de Salão" (1954) e "Maria Escandalosa" (1955). A partir daí, o cantor fez sucessos relativos ("Quero Morrer no Rio", "Chora, Doutor", Samba do Lê-Lê-Lê"), declinando juntamente com a qualidade das músicas carnavalescas que passaram a ser compostas no País.
Mas nem só no Carnaval Blecaute será sempre lembrado. Compositor nas horas vagas, é autor da canção "Natal das Crianças", que gravou em 1952, e que hoje é presença importante no cancioneiro de músicas de fim de ano. Compôs também "Iansã", para o Carnaval de 1973.
Pobre e quase sem poder trabalhar em shows por causa de suas doenças (bronquite, pressão alta e problemas do coração), Blecaute morreu em 9 de fevereiro de 1983 sem realizar seu último sonho: gravar um LP relembrando 30 anos de Carnaval. Nenhuma gravadora mostrou interesse pelo projeto. Aliás, há muitos anos nenhuma delas se interessava mais por um velho cantor chamado Blecaute que, um dia, foi o "General da Banda".

Fonte: Banco de dados Folha on line




01 - Maria Escandalosa
02 - Marcha do Gago
03 - Piada de Salão
04 - Agarradinho
05 - Maria Brasília
06 - Pé de Anjo
07 - Calvário do Amor
08 - Papagaio Falador
09 - Carioca Bonita
10 - Papai Adão
11 - Mamãe eu Quero
12 - Cabrocha
13 - Primeiro Eu
14 - Soldado de Israel
15 - Canção do Mar
16 - Rei Zulu
17 - Pedreiro Waldemar
18 - Direito de Nascer
19 - General da Banda
20 - Natal das Crianças

Link:
https://mega.nz/#!D5ZyhC4L!32XWSBvpvh06Fc-c-Kivu_vVqDDLhcUzUwcQ2tVjbEY

8 comentários:

CELIO DUTRA SERRA disse...

Uma autêntica jóia musical, sensacional.
Abraços,
Celio.

Marco disse...

Marco disse: Muito obrigado por nos presentear o ano todo com estas raridades,que você e o seus tenha um feliz natal,e que seu 2013 seja prospero,muitas alegrias e saúde.

Rafael disse...

Vitor Hugo,

Poderia me responder a uma dúvida: este "Novos Horizontes" e o "Novas Pérolas Musicais" da Teresa Valesca foram lançados de forma independente e oficial nas lojas ou é apenas uma coletânea de canções da cantora montada por você? Pergunto isso porque trabalho com pesquisa musical e pra mim é fundamental saber essa informação. Agradeceria se pudesse me dar uma resposta quanto a isso.

Abraço,

Rafael

ESTAÇÃO SAUDADE disse...

Rafael,não sei te afirmar se dois dos três álbuns que postei são discos oficiais da cantora. Tudo leva a crer que sim. Novos Horizontes obtive numa comunidade orkut. Novas Pérolas Musicais ganhei de um amigo, sendo que era apenas a cópia do cd, sem a respectiva capa, a qual eu produzi.
Sendo assim posso te afirmar que oficial mesmo só o álbum Seu Sonho de Música de 1999, conforme consta no site memoriamusical.com.br.
Um abraço!

ESTAÇÃO SAUDADE disse...



Obrigado Marco pela mensagem. Que o teu natal tenha sido muito feliz também.
Um abraço!

Mister Music disse...

Amigo parabens pelo Blog. como blogueiro sei como não é nada facil manter o blog atualizado principalmente os links. vi que voce tem uma variedade incrivel de musicas de carnaval, marchinas e etc..e agora ta chegando a hora de utiliza-las, no entanto os links estão off line. por favor se possivel, suba alguns cds de marchinas de carnaval...abraços

nardini disse...

Estou procurando a marchinha do Blecaute "volta redonda" se você a tem publique num destas retrospectivas do carnaval.

ESTAÇÃO SAUDADE disse...

Não tenho, Eustáquio, como também não encontrei na internet.