sábado, 25 de fevereiro de 2017

Memórias do Carnaval - Parte 3/3

RÁDIO GUAÍBA - REPOSTAGEM



Link:
http://www.mediafire.com/?xhvb54bitx4iput

Memórias do Carnaval - Parte 2/3

RÁDIO GUAÍBA - REPOSTAGEM



Link:
http://www.mediafire.com/?bj8qic45i0999rc

Memórias do Carnaval - Parte 1/3

RÁDIO GUAÍBA - REPOSTAGEM



Escuto a Guaíba desde que comprei meu primeiro radinho de pilha. Era um Sharp com capinha de vinil vermelha. Lembro de colocá-lo emborcado em cima de um copo para obter um pequeno ganho no seu som. Isso foi nos anos 60. A Rádio Guaíba, fundada em 30 de abril de 1957, tinha um padrão, tanto musical como comercial, diferenciando-se das demais emissoras da época por esta característica. A música da Guaíba era o referencial da rádio. Também os comerciais, que eram somente lidos, tornavam a rádio diferente.

Fernando Veronezi, discotecário da emissora, a partir de 1985 começou a apresentar um programa que marcou época: Noturno Guaíba. Da meia noite à uma da madrugada muita música da velha guarda com curiosidades e comentários a respeito de cada gravação.

Este Memórias do Carnaval foi ao ar no dia 7 de março de 2000. Gravei em três fitas cassete boa parte do programa e as guardei, junto com outras tantos aparatos daquela época. Com o corte prejudicado entre algumas partes pelo fim do tempo regulamentar da fita: 30 minutos de cada lado, o estou disponibilizando em três cedês.

Nele, Veronezi e Amir Domingues apresentam os sambas e as marchinhas que embalaram os foliões do passado. O interessante são os fatos curiosos e comentários de ambos sobre cada gravação, demonstrando serem profundos conhecedores de tudo que se relacionava a música carnavalesca dos bons tempos.

Amir Domingues faleceu em 8 de outubro de 2007 aos 79 anos, deixando um legado de paixão e extremo profissionalismo para seus colegas e ouvintes. Trabalhou 50 anos na Guaíba, o mesmo tempo de existência da emissora. Fernando Veronezi, por sua vez, faleceu em 27 de maio de 2010 aos 74 anos. Trabalhou, também, mais de cinco décadas nesta rádio.

Link:
http://www.mediafire.com/download.php?pydifidzrzzfxac

Amir Domingues e Fernando Veronezi