sábado, 7 de fevereiro de 2009

Gilberto Gomes - O Repentista de Piratini


Tem coisas que marcam muito. Este repentista e exímio cantor do Rio Grande do Sul, nascido na histórica Piratini e radicado aqui em Pelotas, Gilberto Gomes, é um exemplo a ser dado.
Gaúcho humilde e muito atencioso com todos seu fãs, vem demonstrando isso ao se postar no calçadão da cidade oferecendo seus cds gravados, sabe-se lá com que sacrifício, para o público que aprecia a música gaúcha.
Para ele não existe orgulho, vaidade ou coisa que o valha. Ele vai a luta e de uma forma honesta procura colocar o resultado da sua qualidade maior que é cantar, à disposição do seu enorme público admirador , seja ela da maneira que for.
Foi ali, no calçadão da Andrade Neves que o encontrei, pondo à venda aos transeuntes seus três álbuns de carreira até então gravados. Adquiri o último pois os demais já tinha comprado.
Aproveitei a oportunidade e falei do pouco caso que a mídia em geral dá ao talento dos novos valores, principalmente quando se trata de artistas locais. Falei do meu espanto de nunca tê-lo visto se apresentar no programa Galpão Crioulo da RBS TV. Lá, os artistas, são sempre as mesmas figuras carimbadas, repetitivas e até, porque não dizer, enjoativas.
Gilberto Gomes é outro artista que merece cavalgar por horizontes mais amplos. O simples fato de ser um sucessor natural do grande e inesquecível repentista Gildo de Freitas, o credencia a ter seu nome mais divulgado no cenário da música tradicionalista do nosso Rio Grande.
Estou aqui postando seu último trabalho. Disse a ele que o faria e que, além da minha modesta comunidade Estação Saudade, também postaria numa outra de maior abrangência nacional que é a querida Música Cafona e Jovem Guarda do amigo RStone. Ele ficou muito feliz.
Aí está, pois, para os apreciadores do gênero, o cd Ranchinho dos Meus Sonhos, onde as letras são todas de sua autoria, com exceção da faixa 13, Volta Para Casa, Menino, letra inédita do nosso saudoso Gildo de Freitas.
Espero que gostem.
PS: CONTATOS PARA SHOWS – TELEFONE (53) 2171-3065, com NINA

7 comentários:

Anônimo disse...

ola.tive prazer de conhecer o gilberto gomes aqui na minha cidade,jaguarao.pois sempre que ele vem aqui,ele chegano meu estabelicimento.alem de ser um otimo repentista e uma otima pessoa.eu tambem comcordo com o amigo quando disse que o galpao crioulo e so de figurinhas repetidas. e eles nao dao uma chance a uma grande pessoa que eo gilberto gomes. um abraço. ate mais.

Unknown disse...

eu adoro este cantor por fazer musicas com o coração e asisti a muitos anos ele cantar la em jaguarão no antigo baile querencia no bairro pindorama ass..olivio duarte roldan

Raquel Beck disse...

Boa Noite Gilberto gostei muito da tua apresentação no Rodeio ano passado ,preciso falar contigo com urgência ,para saber se tu conseguiste falar com o outro cantor.
Abraços do amigo Cindo

Little Monster disse...

gilberto siga em frente enão deixe morrer as nossas raizes, é disso que precisamos, um abraço, joao carlos chagas, pelotas rs

martins disse...

Sou fã de Gilberto Gomes, gosto muito do seu modo de cantar, dentre tanto, ele é especial pra mim, um grande abraço e continua cada vêz mais com esse sucesso!

Fúlvio disse...

Ouço muito as músicas do gilberto gomes, especialmente a "velha tapera" e o "grande amigo".

Thauãne Pio disse...

Olá, Queria saber a música que você gravou com o Tema " Mãe ".
E mande pelo e-mail:
thauane_ag@hotmail.com
Obrigada !
( Quero o nome da música... )