terça-feira, 19 de junho de 2018

Nelson Riddle - Lisboa Antiga (1956)

Trilha da minha infância. Uma das músicas que eu mais ouvia no rádio (na época música só se ouvia através das emissoras de rádio). Sempre a achei muito linda e, até hoje, me transporto ao passado distante ao ouvir seus acordes.
Sobre a música:
"Lisbon Antigua" é uma canção popular portuguesa que se tornou um sucesso nos Estados Unidos quando gravada pela orquestra de Nelson Riddle em 1956. A música foi originalmente escrita em 1937, com música de Raul Portela e letra portuguesa de José Galhardo e Amadeu do Vale. Foi trazido à atenção de Riddle pelo empresário de Nat King Cole que tinha ouvido uma versão tocada por uma orquestra no México. Riddle registrou seu próprio arranjo consigo mesmo no piano, acompanhado por uma seção de cordas e um coro masculino sem palavras. "Lisbon Antiqua" liderou a lista da revista Billboard em 25 de fevereiro de 1956 e permaneceu lá por quatro semanas. A música se tornou um disco de ouro. Riddle então usou a música para a música tema quando escreveu a partitura para o filme de 1956, "Lisboa". A Billboard classificou-a como a terceira música mais executada de 1956.


3 comentários:

jmauricio disse...

foi dado uma musicalidade nova na musica ( arranjos ) que ficou bem gostosa de se ouvir, grande musica e grande orquestra. que bom lembrar os tempos de criança, valeu VITOR HUGO. abração.

Unknown disse...

Adorei encontrar esta Estação Saudade, Parabéns pelo Blog

ESTAÇÃO SAUDADE disse...

Sem dúvida, José Maurício!