sábado, 16 de junho de 2012

Fernando Veronezi - Noturno Guaíba



Fernando Veronezi atuou por mais de cinco décadas na Rádio Guaíba.

O programa que assinava, "Noturno Guaíba", começou a ser veiculado em julho de 1985 e ficou por mais de duas décadas no ar. Tradicionalmente apresentado da meia-noite à 1h da madrugada, o programa era especializado em música da velha guarda brasileira, tangos, boleros e canções latinas. O Noturno era entremeado de comentários e curiosidades sobre canções, intérpretes, instrumentistas e compositores. Para isso, Veronezi utilizava o enorme acervo musical da rádio, que chegou a contar com quase 2 mil exemplares, parte deles trazida pelo próprio programador.

Veronezi, que entrou na Guaíba pouco depois da fundação da emissora, foi um dos que definiu, junto com o radialista Osmar Meletti, um padrão musical que atraiu milhares de fãs nas últimas décadas. Por muitos anos, ele teve o cuidado de armazenar em fitas as principais reportagens, a fim de preservar a memória radiofônica do Estado.

Em entrevista à própria Guaíba, em 2003, ele contou ao repórter Ricardo Pont que se sentia "um babaca com 68", que parecia ter 18. Afirmava julgar a rádio como "a segunda casa" e que, em nenhum momento pensava em parar.

José Fernando Limeira Veronezi mais conhecido como Fernando Veronezi (Porto Alegre, 28 de julho de 1936 - Porto Alegre, 27 de maio de 2010)

Neste vídeo que produzimos, as fotos do radialista e as informações, foram obtidas na internet. As músicas apresentadas se constituiam nas duas trilhas sonoras do programa: Billy Vaughn - Fascinação (Fascination) e Waldir Calmon - Ronda.


Nenhum comentário: