domingo, 28 de setembro de 2008

Joselito - O Menino da Voz de Ouro


Joselito, nascido José Jiménez Fernández, em 11 de fevereiro de 1943 em Beas del Segura, Jaén, demostrou muito prematuramente seus dotes cantores no rádio, na média hegemônica da época, e em algumas atuações públicas. Em uma delas encontra Luis mariano, transformado em um autêntico astro na França, que lhe propõe atuar em París, e ele aceita. Na capital francesa atuará também sozinho em atuações que o “Príncipe de la opereta” canta, em programas radiofônicos e televisivos. Pouco depois o roteirista Antonio Guzmán Merino, conhecedor do potencial do garoto,se põe em contato com o realizador Antonio del Amo que se converterá em seu pigmaleão cinematográfico. Sob as ordens deste diretor se realiza a estréia na tela grande de Joselito com "El pequeño ruiseñor" (1956), filme que apesar de seu orçamento modesto, rodado em branco e preto e com um elenco sem nomes famosos, obteria um enorme êxito comercial dentro e fora das fronteiras de países de lingua espanhola, mas também em mercados habitualmente pouco receptivos com produções espanholas como o francês, o italiano e, inclusive, o árabe. O êxito obtido propicia a produção de "Saeta del ruiseñor" (1957), e a seguir sucedem, "Sin Solución de Continuidad", "El ruiseñor de las cumbres" (1958), e o filme produzido na mesma ocasião "Cine de Barrio", que ganharia varios prêmios na Mostra do Cinema Infantil de Veneza; "Escucha mi canción" (1958); e "El pequeño coronel" (1959); todas dirigidas por Antonio del Amo ainda que para Cesáreo González / Suevia Films.

5 comentários:

Antonio Belo disse...

Quel o link para baixar esse álbum: O menino da voz de ouro?

ESTAÇÃO SAUDADE disse...

Antonio, O Menino da Voz de Ouro aqui referido, é a forma com que foi coognominado Joselito. O texto é uma pequena biografia do cantor.
Abraços.

hugo_getinhoferreira disse...

gostei pois referece diretamente a um dos meus idolos do cineme quando ainda criança e permanece em minha memoria ate hoje.realmente chamase o menino da voz de ouro pois ate hoje nao ouve e nem avera igual.

JOSELITO disse...

JOSELITO FOI O MAIOR FENÔMENO INFANTIL QUE JA SURGIU. ERA INIGUALAVEL ATEH HOJE E' INSUPERAVEL. ME REMETE AOS BONS E PUROS TEMPOS DA INFANCIA.
ELIANE MAIA, FORTALEZA, CEARA, BRASIL

Ademir disse...

Considero Joselito, o maior cantor infantil do século e de todos os tempos. Está para nascer um cantor infantil que possa se comparar a ele! Joselito era meu ídolo, quando eu era criança e adolescente. Da mesma forma que Frank Sinatra foi eleito o maior cantor do século (20), Joselito deveria ser, também, ser eleito na categoria infantil. Pena que ele não conseguiu continuar mantendo-se no auge, quando tornou-se adulto.
Ademir